You are currently viewing Projeto de Vida – Espaço das profissões: Os cursos na área da engenharia

Projeto de Vida – Espaço das profissões: Os cursos na área da engenharia

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

O vídeo de hoje mostrará o evento “Espaço das Profissões da UFG” realizado em maio de 2023, onde pudemos conhecer alguns cursos da área da engenharia.

Será apresentado aqui um pouco mais sobre as áreas de engenharia de alimentos, engenharia florestal e engenharia de produção.

O evento “Espaço das Profissões da Universidade Federal de Goiás” ocorre anualmente no primeiro semestre. Em 2023 o evento ocorreu no campus Samambaia em Goiânia e recebeu diversos estudantes, de diferentes escolas, tanto públicas como privadas.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “Os cursos na Área da Engenharia”. Disponível em: https://youtu.be/b00NQIT2PzI?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que a engenharia surgiu como uma resposta à necessidade humana de criar soluções para problemas complexos e melhorar a vida cotidiana.

Uma das primeiras civilizações a se destacar na engenharia foi a antiga civilização egípcia. Os egípcios construíram impressionantes pirâmides, usando técnicas avançadas de arquitetura e engenharia. Outra civilização notável foi a romana, que fez grandes avanços na construção de estradas, pontes e aquedutos.

No período medieval, a engenharia desempenhou um papel crucial na construção de castelos e fortalezas, fornecendo segurança e defesa contra invasores.

Durante o Renascimento, o estudo da engenharia foi revitalizado, e surgiram grandes mentes como Leonardo da Vinci.

Com a Revolução Industrial, a engenharia passou por uma transformação significativa. A invenção de máquinas a vapor e a introdução de novas tecnologias impulsionaram o avanço da engenharia mecânica, elétrica e civil.

No século XX, a engenharia desempenhou um papel fundamental nas grandes conquistas da humanidade, como a exploração espacial, a construção de usinas de energia e a criação de redes de comunicação global.

A engenharia tornou-se uma disciplina altamente especializada, com várias áreas de estudo e aplicação. Hoje, os engenheiros desempenham um papel vital na resolução de problemas complexos e na criação de inovações que impulsionam o progresso da sociedade.

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho