You are currently viewing Projeto de Vida –   A profissão de Historiador(a)

Projeto de Vida –   A profissão de Historiador(a)

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

A profissão de historiador tem suas raízes profundamente entrelaçadas com a própria história da humanidade.

Desde os primórdios, o interesse em compreender o passado sempre existiu, mas a ideia de uma disciplina dedicada à investigação sistemática e crítica da história é relativamente recente.

Hoje, os historiadores não apenas buscam narrar os eventos passados, mas também questionar, reinterpretar e reconstruir continuamente o entendimento do passado com base em novas evidências e perspectivas.

Eles usam métodos de pesquisa rigorosos, incluindo análise de documentos, arqueologia, estudos de arte e cultura, entre outros, para oferecer uma visão mais holística e precisa dos acontecimentos históricos.

A profissão de historiador é fundamental não apenas para entender de onde viemos, mas também para moldar o presente e o futuro.

Eles nos ajudam a contextualizar eventos, compreender mudanças sociais, políticas e culturais e a aprender lições valiosas que podem orientar a tomada de decisões no mundo contemporâneo.

Ao preservar e analisar o passado, os historiadores desempenham um papel crucial na construção da identidade coletiva e na compreensão da complexidade da condição humana.

Para entender um pouco mais sobre a profissão de historiador, vamos conversar com a historiadora Prof. Me. Fernanda Assunção.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “A Profissão de Historiador”. Disponível em: https://youtu.be/nHO7orecVOI?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que os Historiadores frequentemente cruzam fronteiras disciplinares, incorporando métodos da arqueologia, antropologia, sociologia, literatura e outras áreas para compreender e analisar o passado de forma mais abrangente?

Além de documentos escritos, historiadores exploram uma ampla gama de fontes, incluindo artefatos, obras de arte, restos arqueológicos, vestígios de materiais e até mesmo elementos como música e culinária para compreender a vida e a cultura de épocas passadas.

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho