You are currently viewing Projeto de Vida – A profissão de Dentista

Projeto de Vida – A profissão de Dentista

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

O vídeo de hoje mostrará o depoimento do Professor e dentista Dr Gustavo Mendes e da dentista Camila Pimenta.

Gostaríamos de agradecer as participações e depoimentos dos profissionais envolvidos, que muito contribuíram para a elaboração e gravação desse trabalho.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “A Profissão na Área de Odontologia”. Disponível em: https://youtu.be/bzDUQOeRjtQ?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia que o apelido “Tiradentes” de Joaquim José da Silva Xavier , nosso Mártir da Inconfidência Mineira, está ligado ao seu trabalho como dentista?

Este era um ofício prático, passado de pai para filhos. Nesta época não tínhamos o curso de odontologia no Brasil. O primeiro curso de odontologia surgiu quase um século após Tiradentes.

Foi somente em 1884 que a Escola de Farmácia e Odontologia do Rio de Janeiro (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ) abriu suas portas, iniciando um marco significativo na história da profissionalização e da formação técnica na área odontológica no país, mas o curso era vinculado à faculdade de medicina.

A partir de então a profissão de dentista ganhou reconhecimento acadêmico e profissional, permitindo que os profissionais se formassem de maneira mais estruturada e técnica. Ao longo dos anos, a odontologia evoluiu consideravelmente no Brasil, expandindo-se para diversas especialidades e áreas de pesquisa.

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho