You are currently viewing Projeto de Vida –  A profissão de Biólogo

Projeto de Vida –  A profissão de Biólogo

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

O vídeo de hoje vai mostrar uma entrevista com um biólogo, que é o profissional dedicado ao estudo das mais diversas formas de vida no planeta.

Ele observa origens, funcionamentos, desenvolvimentos, relacionamentos dos seres vivos com o meio ambiente em que vivem e suas reproduções. O biólogo pode trabalhar em diversas áreas como: meio ambiente; saúde pública; indústrias de biotecnologia; biologia marinha; genética, ensino, entre outros.

O curso de ciências biológicas pode ser na modalidade de bacharelado e licenciatura.

O bacharelado se refere a um modo de habilitação que possibilita trabalhar em indústrias e laboratórios de pesquisa.

Já a formação em licenciatura qualifica o profissional para ministrar aulas de ciências em escolas do ensino fundamental e de biologia no ensino médio.

O curso de Ciências Biológicas dura 4 anos, tanto no bacharelado quanto na licenciatura.

Agradecemos a participação especial do professor Dr. Jadson Bezerra, que trabalha no Departamento de Biociências e Tecnologia – DEBIOTEC do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública – IPTSP da UFG, que nos concedeu a entrevista.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “A profissão de Biólogo”. Disponível em: https://youtu.be/TiJ0Vcj70BU

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/