You are currently viewing Projeto de Vida –   A profissão de Atleta.

Projeto de Vida –   A profissão de Atleta.

O Conexão Escola – “Projeto de Vida”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MADzT54-8zs/ > acesso em 20/06/2023

A profissão de atleta é uma jornada repleta de paixão, disciplina e dedicação. Ser um atleta vai muito além do simples amor pelo esporte, é um compromisso diário de superação, treinamento árduo e resiliência.

Para um atleta, cada dia é uma oportunidade de aprimorar habilidades, de desafiar limites pessoais e de buscar a excelência.

A rotina de um atleta envolve horas intermináveis de treino físico e mental, ajustes na dieta, descanso adequado e cuidados com a saúde para otimizar o desempenho.

O sucesso no esporte muitas vezes depende não apenas do talento natural, mas da capacidade de lidar com a pressão, das habilidades de trabalho em equipe e da resiliência para enfrentar derrotas e contratempos.

Apesar das dificuldades, a profissão de atleta é recompensadora. A emoção de competir, a caminhada em equipe e a conexão com as pessoas que acompanham, são experiências que tornam a jornada valiosa.

Vale ressaltar que por trás das vitórias e glórias, há sacrifícios e obstáculos. Lesões, competições acirradas, longos períodos de afastamento da família e amigos, e a incerteza de um futuro no esporte são desafios que fazem parte da trajetória de um atleta.

Ser um atleta é mais do que uma profissão, é um estilo de vida. É a busca incessante pela excelência, a paixão pelo jogo e a vontade inabalável de vencer, não apenas no campo ou na quadra, mas também na vida.

Para entender um pouco mais sobre a profissão de Atleta, vamos conversar com o atleta e treinador Misael Lopes, atleta Victor Hugo Quinteiros e com o fisioterapeuta Victor Souza.

Canal Conexão Escola – Projeto de Vida – “A Profissão de Atleta”. Disponível em: https://youtu.be/MvH1Hs22sdw?feature=shared

VOCÊ SABIA?

Você sabia, que muitos atletas seguem dietas rigorosas e específicas para maximizar seu desempenho?

Nutricionistas e chefs são comuns em equipes esportivas para garantir a alimentação adequada.

A recuperação é tão importante quanto o treino. Por isso, atletas investem em tratamentos como fisioterapia, crioterapia, massagem e até mesmo câmaras de oxigênio para acelerar a recuperação muscular. Ser atleta é realmente desafiador!

Unidade Temática :Mundo do Trabalho
Trabalho e formas de organização social e cultural
Objeto de Conhecimento/
Conteúdos:
Diferentes formas de organização do trabalho
Inovação tecnológica e mudanças nas relações de trabalho
Industrialização e as transformações no trabalho