You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Viver ou Existir?

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Viver ou Existir?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

VIVER OU EXISTIR?

Canal Portal Conexão Escola – Viver ou Existir? – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/TADlFimW0sk>. Acesso em: 13, abr. 2023.

Viver e existir são duas palavras com significados diferentes. Existir pode ser entendido como simplesmente estar presente, enquanto viver envolve experimentar e desfrutar da vida de maneira significativa.

Existir pode ser visto como uma condição passiva, enquanto viver é mais ativo e implica em fazer escolhas, buscar propósito e significado. É possível existir sem viver plenamente, mas para muitas pessoas, o objetivo é viver de maneira significativa e desfrutar da vida ao máximo.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente