You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Natação e o Desenvolvimento Integral

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Natação e o Desenvolvimento Integral

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

NATAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL

Canal Portal Conexão Escola – Natação e o Desenvolvimento Integral – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <Canal Portal Conexão Escola – Série Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/uPawBcQWaoo?feature=shared>. Acesso em: 26, set. 2023.

A natação é uma atividade física holística que oferece uma contribuição significativa para a saúde mental e corporal. Ao mergulhar na água, os nadadores exercitam grupos musculares diversos, promovendo o desenvolvimento muscular e cardiovascular, enquanto a flutuação suave alivia o estresse nas articulações.

Além disso, essa prática esportiva desencadeia a liberação de endorfinas, melhorando o humor e reduzindo o estresse e a ansiedade. A concentração necessária durante os movimentos na água também aprimora a clareza mental.

Essa atividade promove uma sensação de relaxamento e bem-estar, socialização em ambiente de grupo e, quando praticada regularmente, contribui para uma melhor qualidade do sono. Portanto, a natação é uma maneira eficaz de cuidar tanto do corpo quanto da mente.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente