You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Teatro das Emoções – A Arte que Transforma

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

TEATRO DAS EMOÇÕES: A ARTE QUE TRANSFORMA

Canal Portal Conexão Escola – Teatro das Emoções: A Arte que Transforma – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <Canal Portal Conexão Escola – Série Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/1BAPtLwGEZo?feature=shared>. Acesso em: 25, set. 2023.

O teatro desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da inteligência socioemocional. Através da representação de personagens e histórias, os atores e espectadores têm a oportunidade de explorar uma ampla gama de emoções, compreender diferentes perspectivas e praticar a empatia.

No palco, os artistas aprendem a ler e responder às expressões faciais e linguagem corporal do público, aprimorando suas habilidades de comunicação não verbal e sensibilidade emocional. Além disso, as peças teatrais muitas vezes abordam temas complexos relacionados às relações humanas, dilemas éticos e questões sociais, incentivando reflexões profundas e debates construtivos.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente