You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Relação Intrapessoal

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Relação Intrapessoal

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

RELAÇÃO INTRAPESSOAL

Canal Portal Conexão Escola – Relação Intrapessoal – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/VKUgL4yfAHw>. Acesso em: 17, mar. 2023.

A relação intrapessoal é a relação que uma pessoa estabelece consigo mesma, ou seja, é a maneira como alguém se percebe, se entende, se trata e se relaciona consigo mesmo. É uma dimensão importante da saúde mental e está relacionada à autoconsciência, autoestima, autodisciplina, autorreflexão e autoaceitação.

Uma boa relação intrapessoal implica em estar ciente de seus pensamentos, emoções e comportamentos, reconhecer suas qualidades e limitações, aprender com seus erros e desafios, estabelecer objetivos e metas pessoais e lidar com situações difíceis com resiliência e autoconfiança.

Para saber mais sobre “Relação Intrapessoal”, assista ao vídeo por completo.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente