You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: O Poder do Diário de Gratidão

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: O Poder do Diário de Gratidão

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

O PODER DO DIÁRIO DE GRATIDÃO

Canal Portal Conexão Escola – O Poder do Diário de Gratidão – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <Canal Portal Conexão Escola – Série Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/syze4E2TQdY?feature=shared>. Acesso em: 07, nov. 2023.

O diário de gratidão é uma prática que promove o desenvolvimento da inteligência socioemocional ao cultivar a autoconsciência emocional, a empatia e relacionamentos saudáveis por meio da expressão regular de gratidão. Além disso, reduz o estresse, aumenta o bem-estar emocional e o foco na positividade, melhorando a capacidade de lidar com emoções negativas e resolver conflitos de maneira construtiva, contribuindo assim para um maior equilíbrio emocional e sucesso nas interações sociais.

Este simples exercício diário pode aumentar seu bem-estar emocional. Assista ao vídeo e, em seguida, pegue um caderno ou um aplicativo de diário e comece a escrever sobre as coisas pelas quais é grato. Você ficará surpreso com os benefícios que essa prática pode trazer para sua vida.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente