You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Neuroplasticidade no Contexto Escolar

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Neuroplasticidade no Contexto Escolar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

NEUROPLASTICIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR

Canal Portal Conexão Escola – Neuroplasticidade no Contexto Escolar – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/Al-neD5K2qY?feature=shared>. Acesso em: 02, fev. 2024.

Desde os primeiros anos de vida até a idade adulta, o cérebro está constantemente moldando suas conexões neurais em resposta a estímulos do ambiente. Isso significa que cada experiência de aprendizagem deixa uma marca única no cérebro, moldando sua estrutura e função de maneira significativa. Nos ambientes escolares, onde a aprendizagem é a pedra angular, essa plasticidade cerebral oferece oportunidades sem precedentes para otimizar o processo de ensino e maximizar o potencial de cada aluno.

Ao reconhecer a plasticidade do cérebro, os educadores podem adotar estratégias de ensino que promovam uma maior flexibilidade cognitiva e adaptação. Isso inclui abordagens como a diferenciação instrucional, que reconhece as diversas necessidades e estilos de aprendizagem dos alunos, permitindo ajustes no ensino para atender a essas variabilidades individuais. Além disso, a introdução de experiências de aprendizagem ricas e envolventes, que desafiam os alunos de maneiras novas e estimulantes, pode catalisar a plasticidade cerebral, fortalecendo as conexões neurais relacionadas ao aprendizado e à retenção de informações.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente