You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Explorando os Desafios da Interação Social no Espectro Autista

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Explorando os Desafios da Interação Social no Espectro Autista

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – Explorando os Desafios da Interação Social no Espectro Autista – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/0PMFSNllOi4?feature=shared>. Acesso em: 19, mar. 2024.

Explorar os desafios da interação social no espectro autista revela uma complexa dinâmica entre as necessidades individuais e as expectativas sociais convencionais. Para muitas pessoas no espectro, compreender e responder aos sinais sociais pode ser uma tarefa árdua, muitas vezes levando a mal-entendidos e isolamento. Dificuldades na interpretação de linguagem corporal, expressões faciais e sutilezas da comunicação não verbal podem resultar em interações desconfortáveis e desafiadoras. Além disso, a sobrecarga sensorial comum entre aqueles no espectro pode intensificar essas dificuldades, tornando ambientes sociais típicos avassaladores. No entanto, ao reconhecer e respeitar as necessidades individuais, promovendo ambientes inclusivos e oferecendo apoio adequado, é possível criar espaços onde pessoas no espectro autista possam se sentir mais confortáveis e capacitadas para participar ativamente da sociedade.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente