You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Educação Inclusiva e Educação Emocional

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Educação Inclusiva e Educação Emocional

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

Canal Portal Conexão Escola – Educação Inclusiva e Educação Emocional – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/oVWJc8-OHrA?feature=shared> Acesso em: 03, out. 2024.

A educação inclusiva desempenha um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. Ao integrar alunos com diferentes necessidades e habilidades, as escolas promovem o respeito à diversidade e contribuem para a formação de cidadãos mais empáticos e preparados para conviver em ambientes plurais. A inclusão não se restringe a adaptações físicas, mas também envolve metodologias pedagógicas que consideram as particularidades de cada aluno, garantindo a todos as mesmas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.

Além da inclusão, é essencial trabalhar a educação emocional nas escolas, visto que o desenvolvimento das competências socioemocionais é tão importante quanto o desenvolvimento acadêmico. As habilidades como autoconhecimento, empatia, resiliência e gestão emocional são fundamentais para o bem-estar dos estudantes e para o sucesso em diversas áreas da vida. A educação emocional permite que as crianças e jovens aprendam a lidar com seus sentimentos e construam relações mais saudáveis, impactando positivamente o ambiente escolar e a sociedade como um todo.

A combinação da educação inclusiva com a educação emocional cria um espaço educacional mais acolhedor e seguro para todos. Quando os alunos se sentem respeitados e compreendidos, eles se engajam mais no processo de aprendizado e se tornam mais aptos a enfrentar os desafios cotidianos. Assim, investir nessas duas áreas é essencial para a formação de indivíduos completos e conscientes de seu papel na construção de um mundo mais inclusivo e harmônico.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescent