You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Conectar, Interagir e Relacionar

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Conectar, Interagir e Relacionar

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

CONECTAR, INTERAGIR E RELACIONAR

Canal Portal Conexão Escola – Conectar, Interagir e Relacionar – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/tdcd6QmWcg4>. Acesso em: 17, mar. 2023.

Conectar, interagir e relacionar são três verbos que descrevem a maneira como as pessoas se comunicam e estabelecem vínculos sociais em diferentes contextos. Conectar-se é estabelecer uma ligação, seja ela virtual ou presencial, com outras pessoas ou com informações disponíveis na internet. Interagir envolve a troca de informações, ideias e emoções entre os indivíduos conectados, o que pode levar ao desenvolvimento de relações mais profundas. Por fim, relacionar-se é estabelecer e manter vínculos sociais duradouros, baseados na confiança, no respeito mútuo e na compreensão dos interesses e necessidades do outro. Esses três verbos são fundamentais para a construção de relações saudáveis e significativas em diferentes esferas da vida.

Para saber mais sobre “Conectar, Interagir e Relacionar”, assista ao vídeo por completo.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente