You are currently viewing PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Autoconsciência e Autoconhecimento

PROGRAMA INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL: Autoconsciência e Autoconhecimento

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DC-GO Ampliado) destacam a importância da explanação, do estudo efetivo, das competências socioemocionais em todos os níveis e modalidades de ensino. E é pensando nisso, que o Conexão Escola busca abordar essas competências numa linguagem que atenda ao público infanto-juvenil e que auxilie o trabalho desempenhado pelos professores nas instituições de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Goiânia – Goiás), através da “Série: Programa Inteligência Socioemocional”.

AUTOCONSCIÊNCIA E AUTOCONHECIMENTO

Canal Portal Conexão Escola – Autoconsciência e Autoconhecimento – Programa Inteligência Socioemocional. Disponível em: <https://youtu.be/YlG2vvGtlqM?feature=shared>. Acesso em: 21, fev. 2024.

A autoconsciência e o autoconhecimento desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento da inteligência socioemocional. Ao compreender nossas próprias emoções, pensamentos e comportamentos, somos capazes de melhorar nossa capacidade de interagir efetivamente com os outros e gerenciar nossos relacionamentos de maneira saudável. A autoconsciência permite que identifiquemos nossas forças e fraquezas, possibilitando um crescimento pessoal contínuo e uma maior resiliência diante dos desafios emocionais. Além disso, ao conhecermos a nós mesmos, podemos desenvolver empatia e compreensão em relação aos sentimentos e experiências dos outros, fortalecendo assim nossas habilidades de comunicação e colaboração interpessoal. Em última análise, a autoconsciência e o autoconhecimento são pilares essenciais para o desenvolvimento de uma inteligência socioemocional robusta e uma vida satisfatória e gratificante.

Documentos norteadores:– Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
– Documento Curricular para Goiás – Ampliado (DC-GO)
– O Estatuto da Criança e do Adolescente