O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

PADRÕES E PATRIMÔNIO: DESCOBERTAS COM A MATEMÁTICA E A ARTE
O episódio “Padrões e patrimônio: descobertas com a matemática e a arte” apresenta os conceitos de sequência e padrão com a professora Danielle Assis, destacando como essas regularidades aparecem em números, figuras e no cotidiano das crianças. No segundo bloco, a professora Veruska Bettiol explica o que é patrimônio cultural, diferenciando o material do imaterial e mostrando como tradições, festas, receitas e construções ajudam a contar a história de um povo. Com exemplos visuais e linguagem acessível, Mari e Beto convidam as crianças a observarem o mundo com curiosidade, lógica e afeto.
BLOCO 1
BLOCO 2
| Habilidades | ARTE (GO-EF04AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, construir e compreender o vocabulário e repertórios relativos às diferentes linguagens artísticas, respeitando seus contextos pessoais e sociais. MATEMÁTICA (EF03MA10-A) Identificar regularidades com figuras geométricas, em sequências ordenadas de números naturais e sequências ordenadas resultantes da realização de adições ou subtrações sucessivas, por um mesmo número, como 2, 13, 24, 35. (EF02MA10-C) Descrever um padrão ou regularidade de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos. Exemplo: na sequência repetitiva 2, 2, A, 2, 2, A, 2, 2, A… O padrão de repetição é 2, 2, A; na sequência 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, a recursividade está em que, a partir do segundo termo, que é 1, os demais são obtidos da soma dos dois anteriores: 2 = 1 + 1; 3 = 1 + 2; 5 = 2 + 3 e assim por diante. |
