O Programa Conexão Escola apresenta conteúdos e recursos pedagógicos do Portal Conexão Escola, da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Com materiais organizados por etapa de ensino, o programa apoia o trabalho de professores e amplia as possibilidades de aprendizagem para estudantes e famílias, dentro e fora da sala de aula.

O CORPO EM MOVIMENTO, A ARTE EM CONSTRUÇÃO: VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO FÍSICA, CIÊNCIAS E ARTE
O episódio “O corpo em movimento, a arte em construção: vivenciando a Educação Física, Ciências e Arte” apresenta videoaulas que exploram o universo das brincadeiras tradicionais, os cuidados com os ouvidos e a importância da Libras, além dos elementos que compõem o desenho artístico. No Bloco 1, vamos brincar com música, ritmo, pique-esconde e pique-pega, e perceber como o corpo aprende enquanto se diverte. Já no Bloco 2, vamos descobrir como proteger a audição, conhecer a Língua Brasileira de Sinais e observar como os elementos visuais nos ajudam a desenhar o que vemos e imaginamos. Com mediação curiosa e divertida de Gigi e Marlon, nosso convidado especial, as experiências da infância, o cuidado com o corpo e a imaginação artística se encontram em um programa cheio de movimento, inclusão e criatividade.
BLOCO 1
BLOCO 2
Habilidades | ARTE (GO-EF03AR02-B) Conhecer os elementos constitutivos das artes visuais, tais como: o ponto, a linha, a forma, a cor, o espaço, os planos, a textura, explorando diferentes suportes, ferramentas, materiais, técnicas tradicionais e alternativas, como componentes fundamentais para a composição, expressão e poética artística e estética. CIÊNCIAS DA NATUREZA (EF03CI03-C) Discutir hábitos necessários para a manutenção da saúde auditiva e visual humana. EDUCAÇÃO FÍSICA (GO-EF01EF02) Explicar, por meio de múltiplas linguagens, corporal, visual, oral e escrita, os brinquedos, brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância dos mesmos para suas culturas de origem. (GO-EF02EF01) Vivenciar, fruir e recriar diferentes brinquedos, brincadeiras e jogos da cultura popular, de diferentes características, principalmente as cooperativas presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais. |