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Matemática – Compreendendo relações entre tempo e frações – 3º ano – Anos Iniciais

Olá, turma! Nesta videoaula super divertida, vamos descobrir como o tempo tem tudo a ver com frações! Você vai entender por que 30 minutos é metade de uma hora (1/2), 20 minutos é 1/3, e 15 minutos é 1/4 — tudo isso usando o relógio analógico como nosso grande aliado no aprendizado! E tem mais: você vai construir o seu próprio relógio de papel, aprender a marcar as horas e os minutos e ainda testar seus conhecimentos com um quiz cheio de desafios! Conteúdos trabalhados: Unidade de tempo: segundos, minutos e horas; Relação entre tempo e frações; Leitura e interpretação do relógio analógico; Representação de frações no cotidiano.

Atividade prática: construção do relógio analógico.

Desafio final: responda às perguntas do quiz e descubra se você virou um verdadeiro mestre do tempo!

Canal Estúdio Conexão Escola. “Matemática – Compreendendo relações entre tempo e frações – 3º ano – Anos Iniciais”. Disponível em <https://youtu.be/QnHbFveToZM?si=Ji9JDX0hqy3Y1Uzd>. Acesso em 22, dez. 2025.

Autoria:Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges
Formação:Graduanda em Nutrição.  

Graduada em Jornalismo e Pedagogia.  

Pós-graduada em:
– MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação;
– Docência Universitária;
– Psicopedagogia Institucional e Clínica;
– Neuropedagogia Aplicada à Educação.
Componente Curricular:Matemática
Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento:Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo: Medidas de tempo; Relações entre intervalo de tempo e as frações; Leitura de relógios analógicos; Organização de rotinas; Relação entre unidades de medidas de tempo.
Descritor(es) SAEB:
Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento:DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO:  
(EF03MA22-C) Reconhecer as relações entre os intervalos de tempo e as frações. Exemplo: intervalo de 30 minutos = metade de uma hora; intervalo de 20 minutos = um terço de uma hora; intervalo de 15 minutos = um quarto de uma hora.
(EF03MA23-A) Confeccionar relógio analógico e marcar situações de sala de aula, organização de rotinas, início e final de uma atividade durante a aula, entre outros.
(EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico.
Referências:BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 16, out. 2025.
 
CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, out. 2025.
 
DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021.
 
GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno.
 
GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019.
 
GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/
. Acesso em: 16 out. 2025.
 
OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/
. Acesso em: 16 out. 2025.
 
SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021.