Olá, turma! Nesta videoaula super divertida, vamos descobrir como o tempo tem tudo a ver com frações! Você vai entender por que 30 minutos é metade de uma hora (1/2), 20 minutos é 1/3, e 15 minutos é 1/4 — tudo isso usando o relógio analógico como nosso grande aliado no aprendizado! E tem mais: você vai construir o seu próprio relógio de papel, aprender a marcar as horas e os minutos e ainda testar seus conhecimentos com um quiz cheio de desafios! Conteúdos trabalhados: Unidade de tempo: segundos, minutos e horas; Relação entre tempo e frações; Leitura e interpretação do relógio analógico; Representação de frações no cotidiano.
Atividade prática: construção do relógio analógico.
Desafio final: responda às perguntas do quiz e descubra se você virou um verdadeiro mestre do tempo!
| Autoria: | Prof.ª Esp. Danielle Assis Borges |
| Formação: | Graduanda em Nutrição. Graduada em Jornalismo e Pedagogia. Pós-graduada em: – MBA em Gestão das Tecnologias da Informação e da Comunicação – Educação; – Docência Universitária; – Psicopedagogia Institucional e Clínica; – Neuropedagogia Aplicada à Educação. |
| Componente Curricular: | Matemática |
| Conteúdo(s)/objeto(s) de conhecimento: | Medidas de tempo: leitura de horas em relógios digitais e analógicos, duração de eventos e reconhecimento de relações entre unidades de medida de tempo: Medidas de tempo; Relações entre intervalo de tempo e as frações; Leitura de relógios analógicos; Organização de rotinas; Relação entre unidades de medidas de tempo. |
| Descritor(es) SAEB: | — |
| Habilidade(s)/objetivo(s) de aprendizagem e desenvolvimento: | DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – AMPLIADO: (EF03MA22-C) Reconhecer as relações entre os intervalos de tempo e as frações. Exemplo: intervalo de 30 minutos = metade de uma hora; intervalo de 20 minutos = um terço de uma hora; intervalo de 15 minutos = um quarto de uma hora. (EF03MA23-A) Confeccionar relógio analógico e marcar situações de sala de aula, organização de rotinas, início e final de uma atividade durante a aula, entre outros. (EF03MA23-B) Reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos: 1h = 60 min, 1min = 60s, um dia = 24h. Exemplo: confecção de relógio analógico. |
| Referências: | BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB: resultados e metodologia. Brasília: INEP, 2023. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/saeb. Acesso em: 16, out. 2025. CANVA. Ferramenta de design gráfico online. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso em: 16, out. 2025. DANTE, Luiz Roberto; VIANA, Fernando. Ápis mais: matemática: 3º ano. São Paulo: Ática, 2021. GOIÂNIA (Município). Secretaria Municipal de Educação. Matriz de habilidades para o Ensino Fundamental – 4º bimestre – 3º ano. Goiânia: Prefeitura de Goiânia, [2024]. Documento interno. GOIÁS. Secretaria de Estado da Educação. Documento Curricular para Goiás: ampliado – Etapa Ensino Fundamental: anos finais. Goiânia: Seduc, 2019. GOOGLE. Gemini [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://gemini.google.com/ . Acesso em: 16 out. 2025. OPENAI. ChatGPT [Modelo de linguagem]. Disponível em: https://chat.openai.com/ . Acesso em: 16 out. 2025. SOUZA, Joamir Roberto de; SOUZA, Maria Angélica Reghin de. Entrelaços: matemática: 3º ano fundamental: anos iniciais. 1. ed. São Paulo: FTD, 2021. |
