You are currently viewing INformando: Síndrome mão, pé e boca

INformando: Síndrome mão, pé e boca

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

SÍNDROME MÃO, PÉ E BOCA

A Síndrome mão-pé-boca ou a estomatite vesicular é uma infecção viral causada, geralmente, pelo vírus Coxsackie, comum em crianças menores que 6 anos, mas pode acometer adultos com imunidade baixa. É altamente contagiosa, porque o vírus pode passar por meio da saliva, mãos, alimentos e objetos. Neste episódio, ao escutar a enfermeira Dra. Marislei Espíndola Brasileiro e a médica pediatra Dra. Natalia Fernanda Ferreira Brum, a expectativa é que todos entendam o que é a síndrome e saibam o que fazer quando alguma criança do convívio apresentar sintomas.

Termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) nº 052087026090A Secretaria Municipal de Goiânia juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, firmaram o termo de compromisso com o objetivo de desenvolver ações de promoção e atenção à saúde, bem como prevenção de doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares. Prevenção a doenças é um tema trabalhado em várias ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Competências Gerais Competência 8: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Competência 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.