You are currently viewing INformando: Racismo e Injúria Racial

INformando: Racismo e Injúria Racial

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

RACISMO E INJÚRIA RACIAL

O racismo e a injuria são uma forma de discriminação que levam em conta a raça, cor, etnia, religião ou nacionalidade como fundamento de práticas que atentam contra a pessoa, seu direitos e sua honra com agressões, desvantagens ou privilégios para indivíduos. nesse programa, os professores Jefferson Acevedo e Caroline Lemes Feliciano dialogam sobre diferenças/particularidades entre racismo e injúria, bem como apresentaram possíveis ações que as instituições educacionais podem desenvolver frente a estes crimes em busca de uma educação antirracista.

DocumentosLei nº 14.532: Altera a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989 (Lei do Crime Racial), e o Decreto-Lei nº 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), para tipificar como crime de racismo a injúria racial, prever pena de suspensão de direito em caso de racismo praticado no contexto de atividade esportiva ou artística e prever pena para o racismo religioso e recreativo e para o praticado por funcionário público.
Fichas SINAN e SIMAC.