You are currently viewing INformando: NEABI – Implementando uma Educação Antirracista

INformando: NEABI – Implementando uma Educação Antirracista

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

NEABI: IMPLEMENTANDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

O Brasil é um país multiétnico e pluricultural.  Formado por diferentes grupos étnicos, entre eles destacamos os povos originários, africanos e afrodescendentes que contribuíram com a formação da nossa sociedade na economia, literatura, política, arte e científicos. Reconhecer a História e Cultura desses povos, assim como as suas contribuições na História do Brasil, é importante para reverter o racismo estrutural que perpetua no nosso país. Neste episódio, ao escutar a Professora Warlúcia Pereira Guimarães, a expectativa é conhecer o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia e entender como ele atua no combate ao racismo e na realização de ações afirmativas relativas aos afrodescendentes e indígenas.

Documentos LEI Nº11.645, DE 10 DE MARÇO DE 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
LEI Nº10.639, DE 9 DE JANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.