You are currently viewing INformando: Liberdade de expressão

INformando: Liberdade de expressão

O Conexão Escola – INformando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

Programa 63: Liberdade de expressão

Neste programa a Professora Malu Ramos, apresenta o tema: liberdade de expressão. Malu introduz o assunto, destacando sua importância como base fundamental de uma sociedade democrática, mas também ressalta os desafios e responsabilidades que vêm com esse direito.

Para ampliar a discussão, Tetê Ribeiro entrevista o Professor Jefferson Acevedo, pedagogo e especialista em história, abordando questões como definição de liberdade de expressão, discurso de ódio, bullying, limites na educação e uso responsável da liberdade de expressão nas mídias sociais.

Jefferson destaca a importância de educar crianças e alunos sobre o uso responsável da liberdade de expressão para evitar discriminação, racismo e violência. Malu conclui enfatizando a responsabilidade inerente ao exercício da liberdade de expressão, destacando a necessidade de evitar a propagação de fake news, difamação e conflitos.







Competências
Gerais da BNCC
2. Pensamento científico, crítico e criativo 
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

4. Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

7. Argumentação 
Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável nos âmbitos local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta