You are currently viewing INformando: Inteligência Artificial e Educação – reflexões e possibilidades

INformando: Inteligência Artificial e Educação – reflexões e possibilidades

O Conexão Escola – InFormando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO – REFLEXÕES E POSSIBILIDADES

A inteligência artificial, que parecia restrita a filmes de ficção científica, está cada vez mais presente em nosso cotidiano e, algumas vezes, sequer a percebemos. Neste episódio, adentramos no mundo da inteligência artificial e iniciamos a reflexão sobre os impactos desta tecnologia na Educação. Nosso entrevistado, professor Murillo Folha de Jesus, especialista em Inovação em Mídias Interativas e em Arte Educação Intermediática Digital, de forma clara e acessível, traz o conceito de IA e aponta possibilidades de seu uso no contexto escolar. Tudo isso sem se distanciar da visão de que a tecnologia, quando utilizada de forma ética e responsável, está a serviço do homem e da sociedade. Murillo Folha de Jesus é um profissional com formação em Redes de Computadores e Licenciatura em Computação pela Universidade Estadual de Goiás, além de ser especialista em Inovação em Mídias Interativas e ter pós-graduação em Arte Educação Intermediática Digital, ambas pela Universidade Federal de Goiás. Ele possui ampla experiência como Professor Regente nos campos de tecnologia da Informação e Comunicação, com foco no desenvolvimento de jogos eletrônicos para pesquisa e educação. Atualmente, exerce funções de professor e coordenador em cursos técnicos e profissionalizantes na Escola do Futuro de Goiás, além de ser servidor público na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.

Competência GeralCompetência 5
Cultura digital : Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.