You are currently viewing INformando: Engasgo

INformando: Engasgo

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

ENGASGO

O engasgo ocorre quando líquidos ou objetos obstruem a passagem do ar, podendo afetar pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais suscetíveis. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o Brasil é o terceiro país com mais mortes de crianças vítimas de acidentes por engasgo. Diariamente, cerca de 15 bebês com até um ano de idade perdem a vida por esse motivo. Neste episódio, ao escutar a Dra Marislei Espindula Brasileiro, a expectativa é que todos entendam a necessidade e a importância de conhecer os primeiros socorros que devem ser aplicados em casos de engasgo, afinal, eles podem salvar vidas.

Termo de compromisso municipal do Programa Saúde na Escola (PSE) nº 052087026090A Secretaria Municipal de Goiânia juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, firmaram o termo de compromisso com o objetivo de desenvolver ações de promoção e atenção à saúde, bem como prevenção de doenças e agravos relacionados à saúde dos escolares. Prevenção aos acidentes/uso dos protocolos é um tema trabalhado em várias ações do Programa Saúde na Escola (PSE).
Competências GeraisCompetência 8: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Competência 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.