You are currently viewing INformando: Diversidade da Cultura Afro-Brasileira

INformando: Diversidade da Cultura Afro-Brasileira

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

DIVERSIDADE DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA

No episódio da série “Educação Antirracista”, exploraremos a “Diversidade da Cultura Afro-Brasileira”. Visitamos o Museu Antropológico da UFG, onde conversamos com nossos convidados, os professores Cleber de Sousa Carvalho e Renato Viera Rodrigues, ambos integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. Ao se referir à África, à cultura africana ou à cultura afro-brasileira, é comum imaginar algo unitário, como uma essência única, quando na verdade a África é um continente vasto, composto por diversos países, nações, línguas e costumes. Essa diversidade existia muito antes dos processos de colonização promovidos pelos povos europeus.

DocumentoLEI Nº10.639, DE 9 DE J.ANEIRO DE 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.