You are currently viewing INformando: Depressão e Aprendizagem

INformando: Depressão e Aprendizagem

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

DEPRESSÃO E APRENDIZAGEM

A depressão é uma doença complexa, com sintomas variados e causas diversas, podendo ter como “gatilho”, a perda de um ente querido, situações de abuso ou violência, um fator genético, por exemplo. Assim como para os adultos, a depressão infantil pode afetar a vida da criança em diversos aspectos, inclusive, no seu desenvolvimento social e cognitivo. Disponibilizar informações e compartilhar conhecimento com famílias e educadores sobre a depressão infantil e sua interferência na aprendizagem, é uma forma de colaborar para que as crianças tenham assistência e encaminhamentos devidos. Assim sendo, participa deste episódio, a professora e neuropedagoga, autora do livro “Como sou inÚtil”, Danielle Assis para falar sobre como o espaço escolar e seus profissionais, naquilo que é de competência, podem atuar para minimizar os possíveis entraves no processo de aprendizagem decorrentes da depressão infantil. 

Competência GeralCompetência 8: Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.