You are currently viewing INformando: Deficiência Intelectual

INformando: Deficiência Intelectual

O Conexão Escola – Informando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

A deficiência intelectual é um atraso no desenvolvimento cognitivo que se caracteriza por um funcionamento abaixo da média em relação a algumas habilidades, como as acadêmicas, a interação social, a comunicação, as atividades de vida diária, o lazer e o trabalho. Essas limitações podem estar presentes em diferentes graus e podem afetar a capacidade do indivíduo de se adaptar ao ambiente e às demandas cotidianas. Este é o quarto tema da série sobre Educação Especial. Neste episódio, ao ouvir a equipe do CMAI Brasil Di Ramos Caiado,  a expectativa é obter mais conhecimento sobre o atendimento especializado para estudantes com deficiência intelectual e compreender que não devemos subestimar a inteligência desses estudantes, afinal, quando estimulados, eles conseguem desenvolver habilidades intelectuais e sociais.

Competências GeraisCompetência 1: Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
Competência 9: Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.
Competência 10: Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.