You are currently viewing INformando: Cuidados com a voz

INformando: Cuidados com a voz

O Conexão Escola – InFormando é um quadro educativo que objetiva  compartilhar informações e conteúdos relacionados à prática pedagógica, à formação continuada de professores e à convivência nos espaços educacionais da Rede Municipal de Educação de Goiânia – RME, devidamente alinhados aos documentos norteadores em vigência.

Sinopse: Professores apresentam de duas a três vezes mais queixas de disfonia que outros profissionais que usam a voz. Nos últimos anos o número de câncer de laringe aumentou significativamente no Brasil.

Conhecer e identificar doenças relacionadas à voz, assim como, buscar auxílio médico e obter um diagnóstico precoce, aumentam as chances de sucesso no tratamento. Por tudo isso, convidamos a fonoaudióloga clínica e professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Silvia Maria Ramos para conversar conosco no informando, sobre cuidados com a voz.

Competência Geral: 8Autoconhecimento e autocuidado
Conhecer a si mesmo, compreender-se na diversidade de indivíduo e se admirar é fundamental para que o estudante possa valorizar a sua saúde física e emocional, identificar as suas fragilidades emocionais e a dos outros, com autocrítica e habilidade para saber agir sobre elas.