You are currently viewing Deu Mat! – O Teorema de Pitágoras, onde se aplica?

Deu Mat! – O Teorema de Pitágoras, onde se aplica?

O Deu Mat! é um quadro do Programa Conexão Escola que, a partir de situações cotidianas, mostra conexões entre a Matemática e a realidade de forma simples, descomplicada e divertida.

No episódio inaugural, ‘Deu Mat’ explora como o Teorema de Pitágoras, um importante conceito da Geometria, se revela em nosso dia a dia de maneira surpreendente. A anfitriã Priscilla Nascimento, acompanhada pelo professor apresentador Hélio Roberto, transporta os espectadores para dentro de sua própria casa, onde uma cena simples envolvendo medidas e construção desencadeia uma jornada pela história e aplicação desse teorema. Ao testemunhar o pedreiro Ivanilton usando um triângulo retângulo com lados de 3m, 4m e 5m para medir esquadros, Priscilla reconhece a presença do famoso triângulo pitagórico. E este é o ponto de partida para revelar as origens e os fundamentos do teorema e explorar suas implicações práticas e conexões com a vida cotidiana.

Habilidades:

• (EF09MA14-B) Ler, interpretar, resolver e elaborar problemas de aplicação do Teorema de Pitágoras ou das relações de proporcionalidade, envolvendo retas paralelas cortadas por secantes.
  • (EF09MA13) Demonstrar relações métricas do triângulo retângulo, entre elas o Teorema de Pitágoras, utilizando, inclusive, a semelhança de triângulos.

Fonte: O Teorema de Pitágoras, onde se aplica? – disponível canal Portal Conexão Escola, YouTube.