You are currently viewing Deu Mat! – Números irracionais e Hipaso de Metaponto
Fonte: Deu Mat! - Irracionais e Hipaso de Metaponto - produzido em canva.com

Deu Mat! – Números irracionais e Hipaso de Metaponto

O Deu Mat! é um quadro do Programa Conexão Escola que, a partir de situações cotidianas, mostra conexões entre a Matemática e a realidade de forma simples, descomplicada e divertida.

No segundo episódio do Deu Mat!, os professores Priscilla Nascimento e Hélio Roberto da Rocha apresentam os números irracionais contando da história desse conjunto de números. Além do conceito, os professores retomam à Grécia Antiga, quando ainda prevalecia a ideia dos pitagóricos de que todos os números existentes podiam ser expressos na forma de frações simples. Surge então, Hipaso de Metaponto, que desafia essa crença e comprova a existência de outro conjunto de números, os irracionais, mudando os caminhos da Matemática. Assista!