Hoje o programa mostra como a comunicação é fundamental para pessoas com surdez e pode acontecer de diferentes maneiras. Por exemplo, a oralização é o uso da fala como meio principal de expressão de ouvintes, sendo uma prática também utilizada por algumas pessoas surdas que, com apoio ou não de aparelhos auditivos e implantes, desenvolvem a linguagem oral. Já a sinalização ocorre por meio da Língua de Sinais, que é visual e gestual com trocas ricas e completas de informações. Ambas as formas são importantes e válidas, e muitas vezes podem caminhar juntas, oferecendo mais possibilidades de interação. Assistam
disponível em:https://youtu.be/g8fatDA8-Bw?si=f9EIHCnwPMUPVon8
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |