O programa Conexão em Libras também abre espaço para refletir sobre a realidade de crianças com implante coclear que têm pais surdos. Nesses casos, a Libras se torna a principal ponte de comunicação dentro da família, garantindo que a criança cresça em um ambiente linguístico acessível. O implante coclear amplia as possibilidades auditivas, mas não substitui a importância da língua de sinais. O programa busca valorizar a comunicação bilíngue e promove a convivência entre Libras e Língua Portuguesa oral. Além disso, mostra relatos aos pais surdos no processo de orientação sobre o uso do implante, sem perder a identidade cultural surda. Essa troca fortalece o vínculo familiar e garante inclusão social e educacional para a criança.
disponível em: https://youtu.be/craUc1kw7cw?si=8XTo1n5gsYeg79up
Componente Curricular | Língua Portuguesa |
Objetivo de Aprendizagem e Desenvolvimento | (EF67LP14-C) Preparar o roteiro de perguntas e realizar entrevista oral com envolvidos ou especialistas relacionados com o fato noticiado ou com o tema em pauta, usando roteiro previamente elaborado, e formulando outras perguntas a partir das respostas dadas. |
Habilidade | (EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero. (EF69LP10-B) Produzir textos orais noticiosos, culturais e de opinião (podcasts e vlogs), orientando-se por roteiro ou texto, considerando o contexto de produção e demonstrando domínio dos gêneros. |