You are currently viewing A Curiosidade tá ON – Projeto Africanidades Brasileira na E. M. Mônica de Castro Carneiro

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Projeto Africanidades Brasileira na E. M. Mônica de Castro Carneiro

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Projeto Africanidades Brasileira na EMTI Mônica de Castro Carneiro. Disponível em: https://youtu.be/8Ld_ZgZ1lM0?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Projeto Africanidades Brasileira na E. M. Mônica de Castro Carneiro

A influência da cultura africana na cultura brasileira é profunda e inegável, a presença e a contribuição dos africanos e seus descendentes têm desempenhado um papel fundamental na formação da identidade cultural do Brasil.

Essa influência se manifesta em diversas dimensões da vida cotidiana, da música à culinária, da religião à dança, da língua à moda, e muito mais.

A influência da cultura africana na cultura brasileira é uma história de resiliência, resistência e criatividade.

Apesar das adversidades da escravidão e da opressão, os africanos e seus descendentes contribuíram de maneira significativa para a construção de uma identidade cultural única, no Brasil.

Imagem do acervo pessoal do Núcleo Educação Conectada – A Curiosidade tá ON

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A proposta de hoje é sobre a construção da cultura brasileira a partir das influências da cultura africana e dos povos originários.

Passo 2 – Faça uma pesquisa sobre como a cultura alimentar dos povos africanos e dos povos originários afetou na produção de alguns pratos brasileiros, traga uma produção textual a partir do tema da pesquisa, uma receita e imagens.

Passo 3 – Compartilhe a sua pesquisa com os colegas.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF05GE02-A) Conhecer e respeitar as diferenças étnico-raciais e étnico-culturais brasileiras: indígena, africana, europeia e asiática.

Componente:
História

(GO-EF05HI03-A) Identificar as principais influências culturais do povo brasileiro em relação ao conhecimento científico e popular, na perspectiva de compreender a contribuição de cada povo, indígena, europeu e africano, na constituição da nossa sociedade.
(GO-EF05HI03-B) Conhecer e refletir sobre os diferentes papéis sociais das mulheres africanas e indígenas, na formação social e identitária do povo brasileiro.

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.