You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: Os três poderes do Brasil

A CURIOSIDADE TÁ ON: Os três poderes do Brasil

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Os três poderes do Brasil

Conexão Escola – A Curiosidaade tá On. “Os três poderes do Brasil”

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Os três poderes do Brasil

Os três poderes referem-se aos poderes executivo, legislativo e judiciário.

A Constituição Brasileira de 1988 estabelece no Art. 1º que o Brasil é uma República Federativa e no Art. 76 afirma ser presidencialista.

De acordo com os artigos 1º e 2º da mesma Constituição, o poder do Estado, pertence originariamente ao povo, portanto é exercido por delegação dos ao Legislativo, Executivo e Judiciário.

O Congresso Nacional exerce o Poder Legislativo Federal, que é bicameral, ou seja, é composto por duas casas legislativas: a Câmara dos Deputados, que representa o povo, e o Senado Federal, que representa os estados e o Distrito Federal.  

O poder Executivo Federal é exercido pelo Presidente da República, amparado por Ministros de Estado e vice-presidente.

O poder Judiciário Federal é exercido pelo Supremo Tribunal Federal (STF); pelos 4 tribunais superiores, sendo eles: Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM), além de vários outros tribunais regionais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFgYUqs4Lo/a14w2MGCL-ex45ZZP9eELA/edit?utm_content=DAFgYUqs4Lo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 17/04/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faremos um Tribunal de Júri simulado. O professor selecionará 3 temas para serem trabalhados, ele falará sobre os 3 e os estudantes escolherão um dos temas.

Passo 2 – Selecionarão dentro da turma os participantes para serem o Juiz; Jurados; Advogados de defesa; Promotores; Testemunhas e Réu.

Passo 3 – Vocês deverão pesquisar para compreender  o papel de cada um no processo, para que todos os estudantes participem ativamente na simulação do Júri de acordo com o tema escolhido.

HabilidadesComponente: História
Habilidades:
06HI10-A) Conhecer e problematizar as diversas formas de governo ou sistemas políticos, por meio dos quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, como: democracia, república, aristocracia, monarquia.
Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP24-A) Discutir casos, reais ou simulações, submetidos a juízo, que envolvam (supostos) desrespeitos a artigos da Constituição, do ECA, do Código de Defesa do Consumidor, de regulamentações do mercado publicitário etc., como forma de criar familiaridade com textos legais – seu vocabulário, formas de organização, marcas de estilo etc. – de maneira a facilitar a compreensão de leis, fortalecer a defesa de direitos, fomentar a escrita de textos normativos, se e quando isso for necessário.
(EF69LP24-B) Compreender o caráter interpretativo das leis e as várias perspectivas que podem estar em jogo.
(EF69LP25-A) Posicionar-se de forma consistente e sustentada em uma discussão, assembleia, reuniões de colegiados da escola, de agremiações e outras situações de apresentação de propostas e defesas de opiniões.