You are currently viewing A Curiosidade tá ON –    Os artesãos de Goiás.

A Curiosidade tá ON –    Os artesãos de Goiás.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Os artesãos de Goiás.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Os Artesãos do Estado de Goiás.”. Disponível em: https://youtu.be/GndY6p7f_Y0?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Os artesãos de Goiás.

O artesanato é uma expressão íntima da criatividade humana, uma manifestação artística que transcende gerações e culturas.

O artesão transforma matéria-prima em peças singulares carregadas de história e significado.

Nas mãos habilidosas do artesão, materiais simples como madeira, barro, tecido, metal e papel se convertem em obras de arte funcionais ou decorativas.

Cada peça artesanal carrega consigo não apenas a destreza técnica de quem a criou, mas também a identidade de uma comunidade, uma região ou até mesmo uma tradição familiar.

E para entender um pouco mais sobre o artesanato goiano, vamos conversar com os artesãos Carmelitos Santos, Daniel e Tuca Pereira, que fazem parte da CARTAGO. Deixamos aqui nossos especiais agradecimentos por suas colaborações.

Imagem de arquivo pessoal disponível no Banco de fotos do Programa A Curiosidade tá On – Conexão Escola

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Faça uma escultura de argila, primeiramente organize os materiais:

Vocês irão precisar de Argila; Palitos para modelar a argila; Água para suavizar a argila, se necessário; Papelão para proteger as mesas; Tinta guache para finalizar a obra.

Passo 2 – Agora é hora de escolher um tema para a sua escultura. Pode ser um animal, uma figura geométrica, uma pessoa, uma história, entre outras opções.

Vocês podem começar com uma bola de argila e ir moldando-a conforme o tema escolhido.

Passo 3 – Tente acrescentar detalhes à escultura, como olhos, boca, pelos (se for um animal), texturas na roupa, entre outros.

Passo 4 – Revisarem suas esculturas, fazendo ajustes e refinando os detalhes conforme necessário.

Passo 5 – Depois que as esculturas estiverem prontas, deixe-as secar completamente. Dependendo do tipo de argila, pode levar alguns dias. Se desejado, os alunos podem pintar suas esculturas depois que estiverem secas, usando tintas guache.

Passo 6 – Por fim, organize uma exposição das esculturas para que os alunos possam compartilhar seu trabalho com os colegas, professores e familiares.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF04GE01-C) Reconhecer e valorizar o que é próprio de cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, goiana, regional e brasileira.

Componente: Arte

(GO-EF04AR11-B) Considerar aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos dos elementos constitutivos do movimento explorando diferentes matrizes estéticas e culturais, dando destaque à valorização da cultura regional goiana e seus modos de produção, nas relações com comunidades locais, povos indígenas, rurais, quilombolas.
(GO-EF07AR16-B/C) Aprofundar os conhecimentos a respeito da cultura musical e manifestações culturais do estado de Goiás, entendendo seu contexto histórico e social, compreendendo e descrevendo elementos característicos e identitários goianos.