You are currently viewing A Curiosidade tá ON –    O trânsito em Goiânia.

A Curiosidade tá ON –    O trânsito em Goiânia.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O trânsito em Goiânia.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “O Trânsito na Cidade de Goiânia”. Disponível em: https://youtu.be/_yuqQ-x4zWo?feature=shared

Você sabia?

Você sabia que existem diversas formas de mobilidade urbana? Incluindo o transporte público (ônibus, metrô, trem), o transporte privado (carros, motocicletas, bicicletas), a mobilidade ativa (caminhada, bicicleta) e até mesmo novas tecnologias como os veículos elétricos e os serviços de compartilhamento de carros e bicicletas.

E para a mobilidade urbana funcionar de maneira eficaz, é necessário um planejamento urbano cuidadoso e integrado, que leve em consideração as necessidades de deslocamento da população, as características geográficas da cidade, as demandas ambientais e as tendências futuras. Isso envolve a criação e manutenção de infraestruturas viárias adequadas, a implementação de políticas de transporte público eficientes, o incentivo ao uso de meios de transporte mais sustentáveis e a promoção de soluções inovadoras que melhorem a mobilidade para todos os cidadãos, independentemente de sua renda ou localização geográfica.

Além disso, a mobilidade urbana está intimamente ligada a questões como a segurança viária, a poluição do ar, o congestionamento do tráfego e a exclusão social. Portanto, é fundamental abordar essas questões amplamente, buscando soluções que não apenas facilitem o deslocamento das pessoas, mas também promovam a inclusão social, protejam o meio ambiente e contribuam para o desenvolvimento sustentável das cidades.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MACwpid3IEo/ > Acesso em 05/03/2024

PROPOSTA DE ATIVIDADE

A proposta de atividade de hoje tem como tema: “Trânsito Consciente: Desafio da Cidade Segura” e os objetivos são:

– Promover a conscientização sobre a importância do respeito às regras de trânsito.

– Destacar os cuidados necessários para a prevenção de acidentes.

– Explorar a sinalização de trânsito e seu papel na segurança viária.

Passo 1 – Para iniciar a atividade, divida os estudantes em grupos pequenos e peça que listem os desafios que enfrentam no trânsito diário, como pedestres, ciclistas ou passageiros de veículos.

Passo 2- Cada grupo deve compartilhar suas ideias com a classe, destacando os desafios mais comuns e potencialmente perigosos.

Passo 3- Peça aos alunos para escolherem um desafio de trânsito e criarem um cartaz educativo que destaque a importância da prevenção, conscientização, sinalização adequada e respeito às regras.

Eles podem usar ilustrações, slogans e dicas práticas para transmitir a mensagem de forma clara.

Passo 4- Os cartazes podem ser expostos na escola como parte de uma campanha de conscientização.

Não esqueçam que vocês também podem ser os fiscais do trânsito em sua escola!

Habilidades:Componente: Geografia

(EF03GE07-B) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano, como acessibilidade, inclusão, trânsito.
(EJAGE0211) Reconhecer os símbolos de uso cotidiano (acessibilidade, inclusão, trânsito e outros) como tipos de legendas.

Componente: Língua Portuguesa

(EF89LP18-B) Participar do debate de ideias e propostas na esfera social.
(EF89LP18-C) Engajar-se com a busca de soluções para problemas ou questões que envolvam a vida da escola e da comunidade.
(EF89LP17-A) Relacionar textos e documentos legais e normativos de importância universal, nacional ou local que envolvam direitos, em especial, de crianças, adolescentes e jovens – tais como a Declaração dos Direitos Humanos, a Constituição Brasileira, o ECA e o CTB (Código de Trânsito Brasileiro)- e a regulamentação da organização escolar, por exemplo, regimento escolar, a seus contextos de produção.