You are currently viewing A Curiosidade tá ON – O tempo e a estrutura Geológica da Terra

A Curiosidade tá ON – O tempo e a estrutura Geológica da Terra

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O tempo e a estrutura Geológica da Terra.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “O tempo e a estrutura Geológica da Terra”. Disponível em: https://youtu.be/Uwnk_JSw1As?si=sSDWgnH35Q3NZFzh

Você sabia?

Você sabia que existe um livro literário sobre o centro da terra, o livro se chama, “A Viagem ao Centro da Terra” é uma obra clássica da literatura de ficção científica, escrita pelo renomado autor francês Júlio Verne e publicada pela primeira vez em 1864. Este romance emocionante e imaginativo leva os leitores a uma jornada extraordinária pelas profundezas desconhecidas do planeta Terra.

Por meio dessa jornada épica, Verne não apenas entretém seus leitores, mas também oferece uma visão fascinante da ciência e da geologia do século XIX. Embora algumas das teorias científicas apresentadas no livro tenham sido posteriormente desacreditadas, como a ideia de uma passagem direta do centro da Terra até a superfície, a obra continua a inspirar gerações de leitores com seu espírito de exploração e descoberta.

“A Viagem ao Centro da Terra” é mais do que apenas um romance de aventura; é uma obra-prima literária que continua a encantar e inspirar leitores de todas as idades com sua imaginação, suspense e exploração dos mistérios do nosso planeta. Então já fica a dica de leitura beleza, até mais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAExZ9ZxTPI/ > Acesso em 17/04/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na atividade de hoje sugiro que montemos uma roda de conversa sobre como o ser humano vem modificando o planeta Terra.

Passo 1- Primeiramente organize os estudantes em forma de círculo, agora comece o diálogo relatando algumas mudanças que o ser humano fez no planeta e instigue os estudantes a participarem e apontarem as suas opiniões e conhecimento.

Passo 2 – Ao final do diálogo os estudantes deverão escrever um texto sobre como entendem e percebem a mudança do planeta Terra a partir da ação humana e como essas mudanças podem afetar o planeta e a vida dos seres humanos.

Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF03CI10-D) Compreender a importância da vegetação para a preservação do solo.
(EF06CI11) Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Componente: Língua Portuguesa

(EF08LP03-A) Produzir texto dissertativo argumentativo de temas variados e atuais, levando em consideração a estrutura do gênero.