You are currently viewing A Curiosidade tá ON – O Rio Meia Ponte.

A Curiosidade tá ON – O Rio Meia Ponte.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Rio Meia Ponte.

Canal conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “O Rio Meia Ponte”. Disponível em: https://youtu.be/hWLPkLVolTU?feature=shared.

Você sabia?

Você sabia que o Rio Paranaíba origina-se na Serra da Mata da Corda, no estado de Minas Gerais? O Rio Paranaíba estende-se por aproximadamente 1.070 quilômetros até sua confluência com o Rio Grande, formando assim o Rio Paraná. Seus principais afluentes incluem o Rio São Marcos, o Rio Corumbá, o Rio Meia Ponte e o Rio Verde.

A bacia hidrográfica do Rio Paranaíba abrange uma área significativa, atravessando diversos biomas, como o Cerrado, a Mata Atlântica e áreas de transição entre eles. Além de seu valor ecológico, o rio desempenha um papel crucial no abastecimento de água para inúmeras cidades e na irrigação de terras agrícolas ao longo de seu curso.

O Rio Paranaíba não é apenas uma corrente de água, mas um elemento essencial do cenário geográfico, econômico e social do Brasil Central, influenciando a vida de milhões de pessoas e desempenhando um papel crucial na manutenção dos ecossistemas locais.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEPogXTb40/ > Acesso em 19/03/2024.

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na proposta de atividade de hoje, identificaremos os cursos d’água presentes na sua região.

Passo 1- Acesse o google maps e pesquise sobre qual córrego, ribeirão ou rio mais próximo da sua escola, ou casa.

Passo 2 – Após fazer essa pesquisa, produza um texto falando onde esse curso d’água nasce, onde ele desagua e por onde ele passa.

Passo 3 – Com a colaboração dos colegas e professores, ou dos familiares, visite o curso d’água que você escolheu e faça uma análise das características e problemas ambientais próximos e no próprio córrego/rio/ribeirão, faça o registro por meio de fotos.

Passo 4 – Por fim, faça um painel com as fotos e coloque as legendas, de forma que explique a situação da fotografia.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF02GE11-B) Identificar os diferentes espaços em que encontramos água, como nascentes, lagos, rios, córregos, mares, oceanos e represas, a sua importância e os impactos socioambientais gerados pelo seu uso.
(EF05GE10-B) Reconhecer e comparar as diversas causas e formas de poluição da água nas bacias hidrográficas do estado de Goiás.
(EF06GE04-B) Reconhecer as principais características que constituem uma bacia hidrográfica.
(EF06GE04-C) Relacionar a morfologia da bacia hidrográfica com a cobertura vegetal.
(EF06GE04-D) Identificar as diferentes formas de uso das bacias hidrográficas, hidrovias, energia, irrigação, consumo, bem como seus impactos ambientais.

Componente: Ciências da Natureza

(GO-EF01CI07) Compreender a importância do uso consciente da água no cotidiano.
(EF05CI02-C) Reconhecer que as ações antrópicas interferem no ciclo hidrológico afetando a disponibilidade de água.
(EF05CI02-D) Analisar as implicações do ciclo hidrológico na agricultura, no clima, na geração de energia elétrica, no provimento de água potável e no equilíbrio dos ecossistemas regionais ou locais.