You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é sustentabilidade?

A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é sustentabilidade?

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O que é sustentabilidade?

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “O que é Sustentabilidade?”. Disponível em: https://youtu.be/hJiYpk6qwP8

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O que é sustentabilidade?

O termo sustentabilidade ganhou grande importância ao longo dos anos devido aos crescentes desafios ambientais do nosso planeta a nível nacional e internacional.

Tais problemas nada mais são do que o resultado da atitude agressiva do homem para com a natureza. Uma busca e retirada constante e incessante de recursos ambientais para a satisfação das necessidades humanas.

Sustentabilidade consiste nos processos e ações destinados a manutenção e realização da vitalidade e integridade da natureza. A defesa do ecossistema com todos os seus componentes físicos, químicos e ecológicos permitem a existência da vida e reproduzem as necessidades das gerações presentes e futuras, podendo ser entendida como uma série de processos e ações voltadas para a conservação do sistema. É também a continuação, expansão e realização do potencial da civilização humana em várias formas de expressão. Dessa forma, precisamos aprofundar nosso pensamento sustentável e realizar cidades sustentáveis.

Dessa forma, precisamos aprofundar nosso pensamento sustentável e crescer enquanto cidades sustentáveis.

A sustentabilidade apresenta uma solução em que uma nova consciência emerge dentro de cada indivíduo e o ambiente é gradativamente melhorado.

Sustentabilidade é, portanto, a capacidade de usar os recursos naturais disponíveis na terra sem comprometer seu uso para as gerações futuras.

Nesse sentido, o termo é cada vez mais aplicado a comportamentos cotidianos como consumir produtos naturais, reutilizar e reciclar embalagens e utilizar meios de transporte menos poluentes.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAD_3x5JCuY/ > acesso em 19/06/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Faça uma lista de problemas para buscar soluções. Inicialmente faça uma análise da sua casa, escola e comunidade, verifique possíveis problemas e situações não sustentáveis.

Passo 2 – Redija uma lista com todos os problemas observados.

Passo 3 – Agora pesquise soluções para tais problemas e pense em como transformar esses problemas por meio da sustentabilidade. Um exemplo, na minha casa antigamente eu sempre jogava resto de cascas de frutas, casca de ovo no lixo, daí pensei, como posso ser mais sustentável, a minha resposta foi fazer uma composteira, que é uma forma de fazer adubo para plantas, e como eu adoro plantas, comecei a ser sustentável assim.

Passo 4 – Depois de pesquisar os problemas e pensar nas soluções, monte um quadro mostrando o problema e as soluções que você pensou.

Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF08CI05) Propor ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável.
(EF09CI13) Propor iniciativas individuais e coletivas para a solução de problemas ambientais da cidade ou da comunidade, com base na análise de ações de consumo consciente e de sustentabilidade bem-sucedidas.