You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é patrimônio histórico?

A CURIOSIDADE TÁ ON: O que é patrimônio histórico?

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O que é patrimônio histórico?

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “O que é patrimônio histórico?”. Disponível em: https://youtu.be/wR9x2CtH5JY

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O que é patrimônio histórico?

O patrimônio histórico e cultural é composto por bens materiais e imateriais. Um bem material é um objeto tangível, isto é, algo que podemos tocar que tem corpo, forma e substância. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma caverna, um quadro, um item de vestuário ou até mesmo um brinquedo.

O bens imateriais são itens intangíveis, que não podem ser tocados, porque não possuem substâncias físicas. Um exemplo seria uma festa como Festa Junina. Existem elementos que compõem a festa, mas eles mesmos não podem ser vistos ou tocados como estátuas ou prédios. Outro exemplo é a torcida do time de futebol do Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, considerado um bem imaterial do estado.

A Constituição Federal de 1988, no artigo 216, estabelece que: “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem: as formas de expressão; modos de criar, fazer e viver.”

No Brasil, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN promove e coordena o processo de preservação do patrimônio cultural brasileiro de forma a fortalecer sua identidade, assegurar o direito à lembrança e contribuir para o desenvolvimento social e econômico do país.

O IPHAN visa resguardar, defender, monitorar, promover, investigar, estudar e pesquisar o patrimônio cultural brasileiro.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAD-ATVO18w/ > acesso em 20/06/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Faça uma pesquisa sobre os patrimônios históricos de Goiânia para montar um painel com as imagens e as descrições históricas dos patrimônios em questão.

Passo 2 – Primeiramente, façam grupos de alunos para que os mesmos realizem pesquisas e seleções do patrimônios históricos de Goiânia.

Passo 3 – Depois de selecionar os patrimônios, cada grupo será responsável por um patrimônio específico, onde os mesmos, irão escrever um texto sobre a história e captação de imagens sobre o patrimônio escolhido.

Passo 4 – Após pesquisar e estudar o patrimônio escolhido, cada grupo apresentará a sua pesquisa e fará a apresentação. O professor juntará todas as pesquisas e montará um painel na sala.

Habilidades:Componente: Arte

(GO-EF06AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial da brasileira, incluindo suas matrizes indígenas, africanas e europeias, de diferentes épocas, favorecendo a compreensão, a construção de vocabulário e repertório relativos às diferentes linguagens artísticas, estabelecendo o sentido de pertencimento, reconhecimento da alteridade e desconstruindo estereótipos.

Componente: Geografia

(EF05GE11-A) Identificar, descrever e analisar problemas socioambientais que ocorrem no entorno da instituição escolar e das residências, como lixões, indústrias poluentes e destruição do patrimônio histórico-cultural.

Componente: História

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
(GO-EF03HI04-A) Reconhecer a importância da preservação do patrimônio histórico da comunidade e do município, de forma ética e consciente.
(GO-EF03HI04-B)  Refletir sobre a Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e sua importância para a preservação da memória e da história do povo goiano e brasileiro.
(GO-EF03HI04-C) Conhecer e valorizar o patrimônio histórico e cultural de sua cidade, por meio de fontes materiais como monumentos, obeliscos e arquitetura; fontes imateriais como as manifestações culturais e populares: festas, culinária, música, arte e literatura.