You are currently viewing A Curiosidade tá ON –   O movimento do pan-africanismo.

A Curiosidade tá ON –   O movimento do pan-africanismo.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O movimento do pan-africanismo.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “O Movimento do Pan-Africanismo”. Disponível em: https://youtu.be/1R2NRBD3WCo?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O movimento do pan-africanismo.

O pan-africanismo é um movimento político, cultural e social pela busca da unicidade e da solidariedade entre os povos africanos do mundo todo.

Esse movimento busca favorecer a identidade, a autodeterminação, o crescimento econômico e a igualdade para os africanos e afrodescendentes, visando superar os desafios históricos e contemporâneos que enfrentam.

Caso você tenha interesse em entender um pouco mais sobre o movimento do pan-africanismo, acessem as redes sociais do nosso amigo Kinibismael no canal do YouTube África do jeito que nunca viu @africajnviu.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEab4Bwh8c/ > acesso em 20/09/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Divida a turma em pequenos grupos.

Passo 2 – Entregue a cada grupos papéis coloridos, lápis de cor, recortes, entre outros.

Passo 3 – Peça aos grupos que criem um desenho que represente a unidade e diversidade. Eles podem desenhar pessoas de diferentes cores e origens, de mãos dadas, cercadas por elementos que simbolizem a África (animais, paisagens, bandeiras, etc.).

Passo 4 – Após concluírem os desenhos, cada grupo deve apresentar e explicar seu desenho para a turma.

Passo 5 – Conduza uma breve discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam sobre o pan-africanismo e a importância da união e diversidade. Pergunte como eles se sentiram ao fazer parte de um grupo, criando algo juntos, e como isso se relaciona com a ideia de unidade e solidariedade.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.

Componente:
História

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.