O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.
O movimento do pan-africanismo.
PROPOSTA DE ATIVIDADE
O movimento do pan-africanismo.
O pan-africanismo é um movimento político, cultural e social pela busca da unicidade e da solidariedade entre os povos africanos do mundo todo.
Esse movimento busca favorecer a identidade, a autodeterminação, o crescimento econômico e a igualdade para os africanos e afrodescendentes, visando superar os desafios históricos e contemporâneos que enfrentam.
Caso você tenha interesse em entender um pouco mais sobre o movimento do pan-africanismo, acessem as redes sociais do nosso amigo Kinibismael no canal do YouTube África do jeito que nunca viu @africajnviu.
Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEab4Bwh8c/ > acesso em 20/09/2023
Passo a passo da atividade
Passo 1 – Divida a turma em pequenos grupos.
Passo 2 – Entregue a cada grupos papéis coloridos, lápis de cor, recortes, entre outros.
Passo 3 – Peça aos grupos que criem um desenho que represente a unidade e diversidade. Eles podem desenhar pessoas de diferentes cores e origens, de mãos dadas, cercadas por elementos que simbolizem a África (animais, paisagens, bandeiras, etc.).
Passo 4 – Após concluírem os desenhos, cada grupo deve apresentar e explicar seu desenho para a turma.
Passo 5 – Conduza uma breve discussão em grupo sobre o que os alunos aprenderam sobre o pan-africanismo e a importância da união e diversidade. Pergunte como eles se sentiram ao fazer parte de um grupo, criando algo juntos, e como isso se relaciona com a ideia de unidade e solidariedade.
Habilidades: | Componente: Geografia (EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra. (EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação. Componente: História (EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia. Componente: Língua Portuguesa (EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório. |