You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  O Golpe de Estado e a Revolução no Níger.

A Curiosidade tá ON –  O Golpe de Estado e a Revolução no Níger.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Golpe de Estado e a Revolução no Níger.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “O Golpe de Estado e a Revolução no Níger”. Disponível em: https://youtu.be/CaQ8ykIVW8A?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Golpe de Estado e a Revolução no Níger.

A República do Níger é um país do continente africano que sofreu com a colonização francesa durante o século XIX e teve sua independência no século XX.

Atualmente o Níger passa por uma série de movimentos sociais e militares a favor do golpe militar no país, que busca os desligamentos das relações com os países da Europa Ocidental e Estados Unidos.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAED2A34cgU/ > Acesso em 18/10/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Divida os estudantes em grupos de até 6 pessoas. Eles farão  uma pesquisa sobre a história, os aspectos sociais e culturais, a economia e os recursos naturais que a República do Níger possui.

Passo 2 – Após a pesquisa, cada grupo será definido como um novo governo do Níger, que irá desenvolver politicas sociais, econômicas e de relações exteriores, buscando o desenvolvimento do país.

Passo 3 – Com a elaboração do planejamento para o desenvolvimento do país, cada grupo apresentará para os outros estudantes as medidas que irão tomar, para melhorá-lo.

Passo 4 – Ao finalizarem a apresentação, o professor, em diálogo com os estudantes, vai definir qual grupo desenvolveu a melhor proposta de intervenção no Níger.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.

Componente:
História

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.