You are currently viewing A Curiosidade tá ON –  O Continente Africano: as cidades mais ricas da África.

A Curiosidade tá ON –  O Continente Africano: as cidades mais ricas da África.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Continente Africano: as cidades mais ricas da África.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “O Continente Africano: As Cidades Mais Ricas da África”. Disponível em: https://youtu.be/2okUuBPmrtk?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Continente Africano: as cidades mais ricas da África.

Vocês sabiam que o continente africano possui aproximadamente cerca de 30 milhões de quilômetros quadrados e cobre cerca de 20% da área total de terra firme do nosso planeta?

A população total do continente é de mais de 1,2 bilhões de habitantes, e está entre os três continentes com maior população no planeta.

O continente africano está cercado pelo oceano atlântico e oceano Índico e é banhado também pelo Mar Tirreno e Mar Mediterrâneo que divide a África da Europa e pelo Mar Vermelho e Mar Arábico que divide a África com a Ásia.

A África possui 54 países independentes e uma grande diversidade étnica, social, cultural e política. O continente africano é diverso em riquezas naturais e minerais. No entanto, enfrenta difíceis problemas sociais e econômicos decorrentes dos processos imperialistas nos séculos 19 e 20.

E vale lembrar que o imperialismo foi uma prática realizada pelas grandes potências industriais europeias como a Inglaterra, França, Bélgica, que dominavam a extração dos recursos naturais, controlavam as organizações políticas, e a sociedade violentamente, durante os séculos 19 e 20.

Hoje parte dos países do continente enfrenta graves problemas socioeconômicos, tanto que, dos 30 países mais pobres do mundo, ao menos 21 são africanos.

Mesmo com alguns países que sofrem graves problemas socioeconômicos, o continente africano possui países em amplo desenvolvimento, como, por exemplo, a África do Sul, Marrocos, Argélia, Gana e Camarões.

A África do Sul, por exemplo, é um país em desenvolvimento, com sua economia impulsionada pela produção mineral. O país faz parte dos BRICS que é uma organização de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico.

O BRICS é uma associação comercial composta pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/mapa-de-africa-em-apartamento-estilo_2090854.htm#query=Continente%20%C3%81frica&position=21&from_view=search&track=ais > acesso em 25/08/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Faça uma pesquisa no site IBGE Países, basta acessar o link que está na tela ou acessar o QRCode.

Passo 2 – Após entrar no site, compare os dados sobre economia e os indicadores sociais entre o Brasil e a África do Sul.

Passo 3 – Agora, escreva um texto comparando as informações sobre os dois países e faça um diálogo em sala de aula com os seus colegas e professor.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE13-A) Analisar a influência do desenvolvimento científico e tecnológico na caracterização dos tipos de trabalho e na economia dos espaços urbanos e rurais da América e da África, em diferentes momentos.