You are currently viewing A Curiosidade tá ON: O Cerrado na região da Cidade de Goiás

A Curiosidade tá ON: O Cerrado na região da Cidade de Goiás

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Cerrado na região da Cidade de Goiás

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “O Cerrado na Região da Cidade de Goiás”. Disponível em: https://youtu.be/8l89-ZQCZvc

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Cerrado na Região da cidade de Goiás

A Cidade de Goiás está localizada na região central do Brasil, a uma distância de 148 km de Goiânia, 350 km de Brasília e 1.300km do litoral, em plena região dos Cerrados.

Visualmente o Cerrado se caracteriza por uma predominante vegetação de arbustos, geralmente bastante retorcidos, folhas mais grossas e cascas rugosas. É o segundo maior bioma encontrado na América do Sul.

Você sabia que o Cerrado é apontado como a mais rica savana do planeta; e berço das águas brasileiras?

O Bioma Cerrado cobre dois milhões de quilômetros quadrados em todo o território do Brasil. Está localizado principalmente no Planalto Central, é o segundo maior dos seis principais biomas do Brasil, apenas a Floresta Amazônica o supera. Ele constitui quase 25% do território brasileiro.

Inicialmente, o Cerrado cobria áreas dos estados de Tocantins, Maranhão, Paraná, Piauí,  Mato Grosso do Sul, Goiás, leste do Mato Grosso, Distrito Federal, oeste da Bahia,  noroeste de Minas Gerais, Tabuleiros do Nordeste, algumas partes isoladas de São Paulo e áreas isoladas de Rondônia.

Atualmente, devido à ocupação e excessiva ações antrópicas, restam menos de 20% desse ecossistema.

O Cerrado é cortado pelas três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, que são: a bacia São Francisco, Prata e Amazônica/Tocantins. Isso leva a um alto potencial aquífero e promove a sua biodiversidade. O Cerrado tem a responsabilidade na manutenção da dinâmica hídrica de diversas bacias hidrográficas brasileiras, como as do  Araguaia-Tocantins, Amazonas, Parnaíba, Paraná, Paraguai e São Francisco; e de aquíferos, como o Guarani.

Na verdade, o Cerrado funciona como um elo de ligação com outros biomas, dentre eles a Mata Atlântica, a Amazônia ,o Pantanal e a Caatinga.

Com o compartilhamento de espécies com outros biomas, o Cerrado torna-se um local de grande diversidade. Nele também há elevada taxa de endemismo – ou seja: de espécies encontradas somente ali.

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o Cerrado abriga cerca de 11.627 espécies de plantas nativas listadas, 199 espécies de mamíferos e uma rica população de aves que inclui cerca de 837 espécies.

Segundo o Ministério do Meio Ambiente, depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o bioma do Brasil com mais mudanças devido a severa ocupação humana.

Você sabia que várias espécies de animais e plantas do cerrado estão sob ameaças de extinção? E segundo o Ministério do Meio Ambiente, mesmo com o reconhecimento de  sua importância biológica, o Cerrado tem o menor porcentual de áreas de proteção integral.

Da área original do Cerrado, cerca de 2 milhões de km², pouco mais de 8% estão legalmente protegidos em Unidades de Conservação. A conservação do Cerrado é necessária devido à relevância de seus serviços ambientais: sua vegetação é um grande sumidouro de carbono, o desmatamento do bioma causa um desequilíbrio, agravando assim o efeito estufa.

Quanto ao manejo do solo, é importante ressaltar esse cuidado, pois o processo de empobrecimento do solo interfere na produção agrícola do país.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAC9KWm3Iac/ > acesso em 27/07/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Faça uma pesquisa sobre as características do cerrado e sua importância para o Brasil.

Passo 2 – Depois de fazer a pesquisa, produza uma poesia com este tema, mostrando a beleza, importância, preservação e amor à nossa fauna. Observem a estrutura de uma poesia, que deve ter versos e estrofes.

Passo 3 – Após a produção da poesia que tal produzirem um sarau e a turma toda recitar suas produções? Tenho certeza que irão arrasar.

Habilidades:Componente: Ciências da Natureza

(EF07CI07-A) Identificar as características do Cerrado, destacando seu predomínio em Goiás e seu potencial hídrico

Componente: Geografia

(EF06GE05-A) Identificar os fenômenos naturais globais e relacionar as interdependências do clima, solo, relevo, hidrografia e formações vegetais, dando ênfase ao Cerrado.

Componente: História

(GO-EF03HI04-B) Refletir sobre a Cidade de Goiás como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade e sua importância para a preservação da memória e da história do povo goiano e brasileiro.
(GO-EF05HI10-A) Identificar os diferentes patrimônios materiais e imateriais de sua região e ou município com ênfase na Cidade de Goiás, Patrimônio Mundial da Humanidade.