You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O Censo demográfico no Brasil: O que é o IBGE?

A CURIOSIDADE TÁ ON: O Censo demográfico no Brasil: O que é o IBGE?

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Censo demográfico no Brasil: O que é o IBGE?

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “O Censo Demográfico no Brasil: O que é o IBGE?”. Disponível em: https://youtu.be/eCiQiHFUK_k

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Censo demográfico do Brasil

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE é o órgão público responsável pela coleta e gestão de dados e estatísticas brasileiras.

Formalmente criado em 1936, o IBGE está diretamente ligado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do Brasil, produz e analisa entrevistas e publica informações demográficas, socioeconômicas sobre o Brasil.

O IBGE não é responsável apenas pelas geociências, mas também pelas estatísticas sociais, demográficas e econômicas. Isso inclui conduzir o censo e organizar as informações que obtemos para distribuição aos governos federal, estadual, municipal, outras agências e ao público em geral.

O principal objetivo do IBGE é, portanto, garantir que todos os cidadãos e governantes tenham um conhecimento mais aprofundado da realidade brasileira em suas várias nuances.

Ao IBGE também é atribuída a função de produção e análise do Índice de Preços para o Consumidor. São indicadores utilizados para calcular o custo de vida de uma família brasileira, ou seja, as oscilações dos preços dos bens e serviços consumidos, desagregados por faixa de renda. Para realizar este cálculo, são feitas pesquisas todos os meses em 11 cidades diferentes.

Com os dados coletados pelo IBGE, os governos podem desenvolver planos de médio e longo prazo com a finalidade de melhoraria da qualidade de vida, da renda, das condições de moradia e de todos os demais fatores que afetam a vida de seus cidadãos.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAD8uvlYmmc/ > acesso em 31/05/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Faça uma tabela com os dados coletados na sua família. Observem a imagem de um modelo de tabela que sugerimos com os seguintes dados: nome, idade, gênero, escolaridade, trabalho e renda. Você pode desenhar sua própria tabela em uma folha com alguns dados, como do modelo, para fazer a sua pesquisa na família.

Passo 2 – Fale com o maior número de familiares que conseguir para que a sua tabela fique o mais completa possível.

Passo 3 – Ao finalizar a tabela, sugiro a análise e escrita de um breve texto analítico sobre as características socioeconômicas da sua família. Lembrando que em um texto analítico o autor deve fazer uma análise em cima dos detalhes da tabela, e utilizar a argumentação para embasar o seu ponto de vista.

Habilidades:Componente: Matemática

(EF06MA31-A) Classificar as variáveis presentes em uma pesquisa estatística em quantitativa ou qualitativa.

Componente: Geografia

(EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual.

Componente: Língua Portuguesa

(EF67LP03) Comparar informações sobre um mesmo fato, divulgadas em diferentes veículos e mídias, analisando e avaliando a confiabilidade (apurar informações, desenvolvendo procedimentos de curadoria).

(EF67LP03-B) Posicionar-se em relação aos enfoques dados aos fatos/assuntos veiculados.

(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero).