You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: O Censo demográfico do Brasil

A CURIOSIDADE TÁ ON: O Censo demográfico do Brasil

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

O Censo demográfico do Brasil

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá On – “O Censo Demográfico do Brasil”. Disponível em: https://youtu.be/ZWpB4K0Oqo4

PROPOSTA DE ATIVIDADE

O Censo demográfico do Brasil

Uma pesquisa demográfica é uma pesquisa estatística de uma população e pode coletar uma variedade de informações, como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, e onde e como eles vivem. Na maioria dos países esta pesquisa é normalmente realizada a cada 10 anos .
O primeiro censo da população brasileira foi em 1872, ainda sob domínio imperial, mas a partir de 1890, quando já estava sob regime republicano, passou a ser feito um censo a cada 10 anos.
O Brasil tem um excelente histórico de censo regular e inovador. Por exemplo, foi o primeiro país a cobrir taxas de fertilidade e o único país da América Latina a coletar informações sobre renda.
O censo é a melhor forma de busca de informação sobre as condições de vida da população em cada comunidade e região do país. As outras pesquisas realizadas a domicílio são feitas por amostragem, dessa forma não são representativos de todos estes níveis geográficos. O governo federal e a sociedade civil não são os únicos que se beneficiam das informações do censo.
O objetivo do censo populacional é quantificar os habitantes da terra, detectar suas características e mostrar como vivem os brasileiros. Ele fornece informações críticas para definições de políticas públicas e decisões de investimento pelo setor privado ou governos em todos os níveis.
E são também as únicas fontes de informação sobre as condições de vida dos habitantes das comunidades, distritos, bairros, regiões, sejam rurais ou urbanas. Após o conhecimento das realidades, seus dados são atualizados.
A descentralização da política e da administração reintroduzida na Constituição de 1988 aumentou muito a necessidade de informações mais granulares. Armados com maior autonomia e novas responsabilidades, prefeitos, governadores, governos locais e oficiais de planejamento estaduais confiam mais do que nunca no censo para tomar decisões sobre a população.
Os inquéritos demográficos são recolhidos através de entrevistas presenciais e os questionários são aplicáveis ​​a todos os residentes do país.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAD8uvlYmmc/ > acesso em 12/06/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 –  Monte uma tabela e um gráfico a partir de um censo demográfico da sua escola.

Passo 2 – Organize os alunos em grupos de até 3 estudantes, cada grupo ficará responsável por uma área da escola, os dados a serem pesquisados serão definidos pelo professor, como por exemplo: (Idade, quantidade de estudantes e funcionários, trabalho, escolaridade, entre outros.)

Passo 3 – Os grupos  irão construir uma tabela com as informações a serem coletadas e sairá pela escola em busca dos dados.

Passo 4 – Finalizando a coleta, o professor e os estudantes irão montar uma tabela com todos os dados e com o auxílio do seu professor de matemática farão um gráfico, que pode ser em barras ou formato de pizza para expor a variável pesquisada.

Passo 5 – Após essa construção, o professor e os estudantes irão expor para a comunidade escolar os dados coletados, na forma de tabela e gráficos.

Habilidades:Componente: Matemática

(EF06MA31-A) Classificar as variáveis presentes em uma pesquisa estatística em quantitativa ou qualitativa.

Componente: Geografia

(EF08GE03-A) Analisar e relacionar os indicadores socioeconômicos brasileiros, como perfil etário, gênero, crescimento vegetativo e mobilidade espacial, com a dinâmica demográfica atual.