You are currently viewing A Curiosidade tá ON –    Golpes e revoluções no continente africano do século XX ao XXI.

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Golpes e revoluções no continente africano do século XX ao XXI.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Golpes e revoluções no continente africano do século XX ao XXI”. Disponível em: https://youtu.be/8mwNW1gbpg0?feature=shared

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Golpes e revoluções no continente africano do século XX ao XXI.

Os golpes e revoluções no continente africano ao longo do século XX e XXI refletem a complexa interação de fatores históricos, políticos, econômicos e sociais da região.

No período pós-colonial, muitas nações africanas conquistaram sua independência dos impérios europeus, como a Grã-Bretanha, França, Bélgica e Portugal.

No entanto, a transição para a autonomia muitas vezes foi tumultuada e acompanhada por conflitos internos.

Muitos países africanos enfrentaram a difícil tarefa de unificar diferentes grupos étnicos, culturas e sistemas de governo em uma única nação.

O continente africano também testemunhou uma série de golpes de Estado ao longo das décadas. Alguns desses golpes foram motivados por questões políticas internas, enquanto outros foram influenciados por rivalidades étnicas ou por disputas de poder.

Disponível em: https://www.canva.com/photos/MAEEc1NtXH0/ > Acesso em 18/10/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – A atividade de hoje tem o objetivo de  entender as definições de golpe de estado e revolução. Para isso, divida os estudantes em dois grandes grupos.

Passo 2 – Um grupo ficará responsável por pesquisar a definição conceitual de Golpe de Estado e o outro a definição conceitual de Revolução.

Passo 3 – Cada grupo trará a explicação do conceito pesquisado e apresentará alguns exemplos, no final a professora ou professor apresentará alguns exemplos para que os estudantes definam se foi uma revolução ou um golpe.

Habilidades:Componente: Geografia

(EF08GE08-B) Analisar as mudanças geopolíticas ocorridas na África e na América a partir do pós-guerra.
(EF08GE20-A) Compreender as diversas identidades do continente americano e africano e as interculturalidades originadas pelo processo histórico de ocupação.

Componente:
História

(EF08HI26) Identificar e contextualizar o protagonismo das populações locais na resistência ao imperialismo na África e Ásia.

Componente: Língua Portuguesa

(EF69LP35-B) Produzir, revisar e editar textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, tais como verbete de enciclopédia, verbete de enciclopédia digital colaborativa e relatório.