You are currently viewing A Curiosidade tá ON – Goiás 11 mil anos

A Curiosidade tá ON – Goiás 11 mil anos

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Goiás 11 mil anos.

Canal Conexão Escola – A Curiosidade tá ON – “Goiás 11.000 Anos”. Disponível em: https://youtu.be/pU0p-4onIVM?feature=shared

Você sabia?

Você sabia que o carbono-14 é um isótopo radioativo do carbono, e sua presença na natureza tem várias aplicações importantes em diferentes campos científicos. Algumas das principais aplicações do carbono-14 incluem:

A principal aplicação do carbono-14 é na datação de materiais orgânicos antigos, como ossos, tecidos e madeira. Como o carbono-14 é produzido na atmosfera pela interação de raios cósmicos com o nitrogênio, todos os organismos vivos absorvem naturalmente esse isótopo durante a vida. Quando um organismo morre, a quantidade de carbono-14 nele começa a diminuir devido o decaimento radioativo. Medindo a quantidade residual de carbono-14 em uma amostra, os cientistas podem determinar quanto tempo se passou desde a morte do organismo, fornecendo uma estimativa da idade da amostra.

A datação por radiocarbono é uma ferramenta fundamental em estudos arqueológicos e geológicos para determinar a idade de artefatos, fósseis, estratos geológicos e outros materiais orgânicos antigos. Isso ajuda os arqueólogos e geólogos a reconstruir a cronologia dos eventos passados e a entender melhor a história natural e cultural.

O carbono-14 desempenha um papel crucial em uma variedade de campos científicos, fornecendo uma ferramenta valiosa para datar materiais orgânicos antigos e investigar uma ampla gama de questões relacionadas à história natural, cultural, ambiental e climática da Terra.

Imagem de acervo pessoal do Núcleo Conexão Escola – SME

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Na proposta de atividade de hoje vamos criar um mural inspirado na arte rupestre!

Passo 1- Primeiro, vamos fazer tintas naturais. Pesquise sobre tintas naturais e escolha uma ou duas cores para fazer. Por exemplo, você pode usar carvão para fazer preto e açafrão para fazer amarelo.

Passo 2 – Depois de preparar as tintas, pesquise sobre a arte rupestre e suas formas e histórias.

Passo 3 – Em seguida, use papel pardo para criar sua própria arte rupestre, baseada em suas experiências atuais na família e na escola.

Passo 4 – Quando terminar, coloque seu nome na arte. O professor reunirá todos os trabalhos para criar uma mostra de arte rupestre na parede do lado de fora da sua sala.

Habilidades:Componente: História

(EF06HI04) Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
(EF06HI05) Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
(EF06HI06) Identificar geograficamente as rotas de povoamento no território americano.

Componente: Ciências da Natureza

(EF06CI12) Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis às rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
(EF09CI10-A) Definir evolução, identificando as evidências do processo evolutivo: fósseis, anatomia comparada, embriologia comparada e semelhanças bioquímicas.

Componente: Arte

(GO-EF06AR04-A) Distinguir, explorar e empregar diferentes formas de expressão artística existentes, tais como: desenhos, pinturas, colagens, gravuras, HQ, zines, memes, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, grafite, intervenções artísticas, tecelagens fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais. Compreender os processos de criação artística bem como suas possibilidades distintas na bidimensionalidade e tridimensionalidade, articulados com a poética pessoal.
(GO-EF01AR04-A) Distinguir, experimentar, vivenciar e explorar diferentes formas de expressão artística, como desenhos, croquis, pinturas, gravuras, colagens, HQs, dobraduras, esculturas, modelagens, instalações, vídeos, fotografias, performances, usando sustentavelmente materiais, instrumentos, recursos, técnicas convencionais e não convencionais, bem como desenvolver o senso crítico, a investigação e a colaboração.
(EJAAV0102) Conhecer e interagir com os diferentes elementos da linguagem artística visual: pintura, gravura, murais, grafite, cinema, fotografia, arte digital, instalações.