You are currently viewing A CURIOSIDADE TÁ ON: Do Bosque dos Buritis ao Jardim Botânico

A CURIOSIDADE TÁ ON: Do Bosque dos Buritis ao Jardim Botânico

O Conexão Escola – “Curiosidade está On”, é um quadro educativo baseado no Documento Curricular para GOIÁS – Ampliado, que busca aprofundar o conhecimento de temas diversos, ampliando o repertório científico, artístico e cultural, com objetivo de possibilitar uma ampliação dos conhecimentos, com vista ao desenvolvimento de aprendizagem e criação de novos projetos, que estimule a comunidade escolar na busca pelo conhecimento.

Do Bosque dos Buritis ao Jardim Botânico

Conexão Escola – A Curiosidade tá On: “Do Bosque dos Buritis ao Jardim Botânico”. Disponível em: https://youtu.be/SALjVHqZ3ak

PROPOSTA DE ATIVIDADE

Do Bosque dos Buritis ao Jardim Botânico

O Bosque dos Buritis está localizado no Setor Central de Goiânia, fazendo divisa com o Setor Oeste. Foi proposto em 1933, no plano original da cidade.

O público do parque é formado por moradores locais, estudantes, turistas, goianos e trabalhadores. É nos fins de semana que o parque recebe a maior quantidade de visitações.

O parque é utilizado para a prática de esportes, áreas sociais, ambientes de leitura e piqueniques, sendo uma ótima opção para relaxamento e meditação.

O jardim botânico foi concebido durante o projeto original de Goiânia, fazendo parte de um sistema abrangente de espaços verdes.

A inauguração do Jardim Botânico de Goiânia ocorreu em 1978. Fica entre o Setor Pedro Ludovico e a Vila Redenção.

Sua área está dividida em dois espaços distintos, separados pela Avenida 3ª Radial.

Imagem disponível em: https://www.canva.com/design/DAFgYUqs4Lo/a14w2MGCL-ex45ZZP9eELA/edit?utm_content=DAFgYUqs4Lo&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton > acesso em 24/04/2023

Passo a passo da atividade

Passo 1 – Os nossos estudantes irão fazer uma visita no Jardim Botânico.

Passo 2 – Vocês deverão fazer as trilhas junto com os professores e observarem as plantas, os sons e cheiros, tirem várias fotos.

Passo 3 – Após a visita, escreva uma legenda para a sua foto preferida, essa legenda pode ser em forma de frase, texto, verso, poema, música ou rimas. A legenda deve transmitir o que sentiu com a foto escolhida.

Passo 4 – O professor organizará um painel com todas as fotos e legendas, convidem os outros estudantes para apreciarem a exposição de vocês.

HabilidadesComponente: Ciências da Natureza
Habilidades:
(EF09CI12-B/C) Identificar os diferentes tipos de áreas verdes (parques urbanos, unidades de conservação etc.), justificando a importância destas para a preservação da biodiversidade, dos ecossistemas, como patrimônio nacional e para as populações humanas e atividades a elas relacionadas.

Componente: Geografia
Habilidades:

(EF06GE05-B) Identificar as principais características dos biomas brasileiros e conhecer a importância das áreas de preservação ambiental, com destaque nas goianas.

Componente: Língua Portuguesa
Habilidades:
(EF69LP21-A) Posicionar-se em relação a conteúdos veiculados em práticas não institucionalizadas de participação social, sobretudo àquelas vinculadas a manifestações artísticas, produções culturais, intervenções urbanas e práticas próprias das culturas juvenis que pretendam denunciar, expor uma problemática ou “convocar” para uma reflexão/ação.
(EF69LP07-A) Produzir textos em diferentes gêneros (notícias, crônicas, entrevistas, entre outros), considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação – ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica apropriada a esse contexto, à construção da textualidade relacionada às propriedades textuais e do gênero.